25 Abril 2013

RS volta a exportar soja em containers para China

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por Leonardo Gottems

O Rio Grande do Sul volta neste mês a exportar uma carga de soja em containers para a China: serão 45 unidades levando 1.035 toneladas do grão. Essa é a primeira vez desde 2008 que isso acontece, pois neste ano o estado parou de transportar nessa modalidade em função de um melhor preço dos fretes em navios graneleiros.

A empresa Multirural de Tupancireta, de propriedade de Pedro Herter, contratou o consultor João Carlos Kopp, da JC.Kopp. Iniciou-se então parceria com uma trading chinesa, tradicional cliente dos Estados Unidos e Canadá, mas que ainda não havia comprado no Brasil.

“Este ano começamos  desenhar esta operação, e na semana que vem parte um navio do Porto de Rio Grande. Parece pouco em comparação com o volume de um (graneleiro) Panamax, mas é bem significativo para o agronegócio brasileiro abrir esta nova frente”, destaca Kopp.

O consultor alista algumas vantagens de exportar em containers: “É muito improvável um navio pagar demugem por ficar esperando para atracar, como no caso dos graneleiros, que podem chegar a custar US$ 60 mil por dia. Isso porque o fluxo de carregamento de containers é contínuo. Também não sofremos com os prêmios negativos do porto, pois os nossos caminhões não tem que esperar os navios carregarem para sobrar espaço nos armazéns”.

Ele continua: “Possibilita ainda o embarque de pequenos volumes, o que pode atender pequenas, médias e grandes empresas, assim como produtores, facilitando o acesso de todos à exportação. Além disso, o frete marítimo é mais barato, pois os containers voltam vazios, e então conseguimos aproveitar o transporte. A diferença de custo pode chegar a até 50% por tonelada abaixo de um navio graneleiro”, conclui Kopp.



Fonte Agrolink

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